“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. (Josué 14:6-13)
Esse texto narra um momento muito especial na vida de Calebe. Momento em que é chegada a hora da promessa se cumprir na sua vida e na da sua descendência. Ele vai receber a parte de sua herança na terra de Canaã, a Terra da Promessa.
Nossa palavra de hoje é:
CALEBE, A VITÓRIA DA FÉ
Calebe foi um dos homens enviados por Moisés a espiar a terra de Canaã. Ele viu a ótima qualidade da terra e seu fruto, mas também viu os grandes obstáculos que teriam que superar para conquistar aquela terra. A despeito dos obstáculos ali vistos, seu relatório a Moisés é animador, demonstrando fé no SENHOR e em suas promessas. Então, vamos aprender com Calebe lições preciosas sobre fé.
FÉ PARA OBEDECER
Um dos grandes desafios da fé é obedecer uma ordem sem enxergar nenhuma razão plausível para tal obediência. Moisés envia Calebe e seus companheiros a espiar uma terra desconhecida e trazer relatório.
Certamente, Calebe não argumentou, apenas foi. Isso é fé! Jesus manda alguns homens colocar água em umas talhas e eles simplesmente obedeceram. A água colocada nas talhas se transformou no melhor vinho da festa!
Às vezes somos questionadores e queremos justificava pra tudo, em vez de agirmos com fé. Naamã quase perdeu a bênção por questionar demais, só para não obedecer ao profeta de Deus.
FÉ PARA PERMANECER FIEL
Com o passar do tempo e a chegada de algumas dificuldades e expectativas frustradas, tendemos a desanimar da caminhada e até mesmo desistir da fé. Quantos hoje se encontram afastados do caminho do Senhor porque suas expectativas não foram atendidas satisfatoriamente?
Com Calebe não foi assim. Mesmo com seus companheiros pensando e agindo de modo diferente, ele continuou fiel.
Ele sabia quem era o seu Deus e confiava em suas promessas (Nm. 13: 30). Sabemos que obstáculos existem e estão sempre a cruzar nosso caminho. Mas, sabemos também que o Senhor está conosco e se permanecermos fiéis, Ele nos dará a vitória!
FÉ PARA SE APOSSAR DA BÊNÇÃO
Quarenta e cinco anos se passaram e ali estava Calebe firme e forte para receber sua bênção. Ele tinha a promessa da terra, mas não ficou esperando acomodado, foi ao comandante Josué e reclamou a parte da terra que era sua por herança. No Reino de Deus não podemos nos acomodar só porque temos a promessa, temos que fazer nossa parte. Temos que lutar com fé e coragem pelo o que já é nosso por promessa do Alto.
Calebe lembra a Josué as palavras de Moisés e entra na sua herança. ( Js 14: 10-13).
Calebe nos ensina a praticar a fé através da obediência, viver a fé mediante a fidelidade ao SENHOR, pela perseverança e determinação buscar aquilo que o Pai nos prometeu.
Não desista, olhe para Calebe, 45 anos se passaram, mas a bênção foi Grande!!!
Deus seja conosco.
1 comentário
amanda · 25 de Agosto, 2023 às 0:32
gostei muito do site parabéns 🙂